
História
LEI nº 1.681
“INSTITUI A BANDA MUSICAL
MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO
DO SUL E DÁ SUAS PROVIDENCIAS”
Dr. Sergio Renato Becker Lessa, Prefeito de São Lourenço do Sul.
Faço saber, em cumprimento a disposta da Lei Organica do município que a Câmara aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
Artº 1º - é instituída a Banda Musical Municipal de São Lourenço do Sul órgão diretamente vinculado à secretaria municipal de Cultura.
Artº 2º - A Banda Musical Municipal será constituída por voluntários arregimentados dos diversos setores da comunidade, e terá caráter puramente amadorista.
Artº 3º - é o prefeito municipal autorizado a adquirir o instrumental necessário a organização e funcionamento da banda musical municipal, a fornecer, se for o caso, o uniforme que for adotado e atender despesas de transporte quando necessário.
Em 26 de Abril de 1984, a Banda Marcial Municipal, fundada por ocasião dos festejos comemorativos ao Centenário de Emancipação Política de São Lourenço do Sul. Para dar inicio a sua trajetória, o município adquiriu alguns instrumentos e o fardamento da, então, extinta Banda Musical do Colégio Gonzaga, da cidade de Pelotas.
Em Dezembro de 1985, com alguns instrumentos de palheta emprestados, a Banda é elevada à categoria de musical e desloca-se à capital do estado, com o intuito de aprimorar-se e participa do Concurso Estadual de Bandas do Rio Grande do Sul, onde se consagra de Campeã Estadual na Categoria Musical Juvenil e também Campeã Geral do Concurso.
Em Agosto de 1986, a Banda foi anfitriã no 1º Festival de Bandas de São Lourenço do Sul, reunindo nesta comunidade as dez bandas existentes no Estado, surgindo, neste Festival, o movimento “Banda dos Anos 80”.
Em Outubro de 1987, a Banda rompe as fronteiras do Estado, partindo rumo a Florianópolis-SC e, pensando em adquirir maiores conhecimentos, participa do Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras; na categoria Musical Juvenil enfrenta na raia 63 bandas de todos os cantos do Brasil, consagrando-se como Campeã do Brasil na Categoria Musical e 6º lugar na Categoria Geral, salientando que, no geral, haviam na raia 101 Delegações.
Em Agosto de 1990, a Banda Musical realiza o 2º Festival de Bandas reunindo, em São Lourenço, 16 bandas, promovendo um intercâmbio salutar e cultural entre jovens do Rio Grande do Sul.
Em Dezembro de 1990, a banda viaja para Guaporé, como a grande idealizadora, para participar do 1º Concurso Estadual de Badas e Fanfarras daquela cidade. Onde brilhou mais uma vez:
*Campeã Musial Senior
*Vice-Campeã Geral em Alegorias
*Vice-Campeã Geral em Mór
*Vice-Campeã Geral em Balizas
*Vice-Campeã das Campeãs Geral
Em Agosto de 1991, organizou o 3º Festival de Bandas no município, recebendo 24 agregações dos mais variados pontos do estado, sendo o maior evento do rio grande do sul no gênero.
Em Outubro de 1991, viaja, novamente, para Guaporé para participar do 2º Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, sendo Vice-Campeã na categoria sênior. As classificações gerais não aconteceram por decisão da Comissão Organizadora.
Em agosto de 1992, novamente aconteceu o Festival; agora, em sua 4ª edição, reunindo 26 entidades do estado, deslocando 2.100 jovens para São Lourenço do Sul.
Salienta-se: As bandas não recebem remuneração em troca de sua apresentação, e sim. Apenas um troféu de participação e um almoço de confraternização.
TITULOS CONQUISTADOS:
Em 1985 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1987 – Campeã do Brasil na Categoria Musical
Em 1990 – Bi-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1993 – Tri-Campeã do Rio Grande do Sul
Vice- Campeã Sul Brasileira de Bandas
Em 1994 – Tetra-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Penta-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1998 – Hexa-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1999 – Hepta-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 2002 – Octacampeã do Rio Grande do Sul
Sua linha de frente não difere do corpo musical, também agraciada com alguns títulos, tais como:
Corpo Coreográfico
Em 1993 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1993 – Vice-Campeão Sul Brasileira
Em 1994 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1996 – Vice-Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeão do Rio Grande do Sul
Em 2000 - Campeão do Rio Grande do Sul
Baliza
Em 1993 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1994 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 2000 - Campeã do Rio Grande do Sul
Em 2014 - Campeã do Rio Grande do Sul
Mór
Em 1985 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1987 – Campeão do Brasil
Em 1993 – Campeão Sul Brasileiro
Em 1994 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1998 – Vice-Campeão do Rio Grande do Su
Em 2002 - Vice-Campeão do Rio Grande do Sul
